A exposição que se desenvolveu nos espaços do Museu Municipal de Faro e na Galeria Trem e que os nossos alunos dos anos 12º 5, 12º6, 11º AEDC e 12º AEDC visitaram no dia 28 de Setembro, percorreu sete décadas de intensa criação deste artista, natural de Faro e recentemente falecido (1936,2023).

Manuel Baptista artista multifacetado, desenvolveu o equilíbrio entre o Desenho, Escultura e a Pintura procurando soluções entre a abstração e a representação do mundo exterior e a paisagem oculta em muitas das suas obras, marcada numa linha de horizonte ou em ilusão de profundidade, na textura e na sensualidade orgânica de certas matérias. Também se denota intensamente o cromatismo, os objetos, as formas geométricas e os materiais banais do quotidiano contemporâneo que utilizou.

Nesta magnífica Exposição o artista encontrou soluções que não são puras, procurou dinamismo, superfícies irregulares ou fragmentadas que criam jogos de luz, de sombras e que pela diversidade dão a liberdade necessária ao conceito de uma nova interpretação pessoal do observador que a contemplou.

Acompanharam estes alunos as docentes das disciplinas de Desenho A e de Oficina de Artes.

Ana Dionísio, Dulce Bulha e Ana Martinho. 28/09/2023